Oscar 2020: Será que um intruso sul-coreano vai tirar a estatua dos badalados diretores?


Os consagrados Quentin Tarantino (‘Era Uma Vez Em… Hollywood’), Sam Mendes (‘1917’) e Martin Scorsese (‘O Irlandês’) são os candidatos mais fortes nas categorias principais (Reprodução/IMDB)

Por Diego Olivares

Uma disputa de grifes do cinema norte-americano, com um infiltrado sul-coreano pronto para roubar as atenções. Assim pode ser resumida a lista de indicados à 92ª edição do Oscar, divulgada na manhã da última segunda-feira (13). Os consagrados Martin Scorsese (‘O Irlandês’), Quentin Tarantino (‘Era Uma Vez Em… Hollywood’) e Sam Mendes (‘1917’) são os candidatos mais fortes nas categorias principais. 

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

É quase certo que o prêmio de melhor filme vá para um desses três longas, a não ser que a Academia ouse escolher ‘Parasita’, de Bong Joon Ho, que vem colhendo os maiores do cinema nos últimos meses, desde a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em maio de 2019. 

Leia também

A vitória, ainda que improvável, não é dada como impossível. O cineasta tem causado boa impressão junto aos votantes, com campanha intensa e esbanjando simpatia nessa temporada de premiações. Seria a primeira vez que o Oscar de melhor filme iria para uma produção não falada em inglês, algo que quase aconteceu no ano passado, com ‘Roma’, do mexicano Alfonso Cuáron.

Completam a lista de nomeados na categoria principal ‘Adoráveis Mulheres’, ‘Ford vs Ferrari’, ‘Jojo Rabbit’, ‘História de um Casamento’ e ‘Coringa’, todos com chances remotas, ainda que o filme estrelado por Joaquin Phoenix sobre o vilão mais famoso de Gotham City seja o recordista de indicações na edição deste ano, com 11.

Phoenix é o favorito para levar a estatueta de melhor ator, mas há quem aposte em Adam Driver (‘História de Um Casamento’). Entre as atrizes, a sumida Renée Zellweger (da franquia ‘Bridget Jones’) é a mais cotada, pelo desempenho em ‘Judy: Muito Além do Arco Íris’, que conta a história de Judy Garland, desbancando Scarlett Johansson, que, apesar de ser indicada em duas categorias – atriz principal por ‘História de um Casamento’ e atriz coadjuvante por ‘Jojo Rabbit’ – deve sair da cerimônia de mãos abanando.

Se a estrela mais conhecida pelo papel de Viúva Negra nos filmes da Marvel deve ser derrotada por Zellweger num dos páreos em que concorre, no outro deve ser superada por Laura Dern, sua colega de cena em ‘História de Um Casamento’. Já a lista de indicados a melhor ator coadjuvante é uma constelação: Tom Hanks (‘Um Lindo Dia na Vizinhança’), Anthony Hopkins (‘Dois Papas’), Al Pacino (‘O Irlandês’), Joe Pesci (‘O Irlandês) e Brad Pitt (‘Era uma Vez Em… Hollywood), que larga na frente após a vitória no Globo de Ouro, contra os mesmos concorrentes.

O Brasil está representado com a lembrança de ‘Democracia em Vertigem’, da diretora Petra Costa, entre os cinco longas que disputam o troféu de melhor documentário. A notícia acendeu polêmicas nas redes sociais, por se tratar de um filme que corrobora a visão da esquerda sobre os acontecimentos da política brasileira nos últimos anos.

Não foi a única controvérsia que se viu após o anúncio dos indicados. Houve reclamações pela falta de mulheres na categoria de melhor direção (Greta Gerwig, de ‘Adoráveis Mulheres’, ficou fora da lista) e pela falta de diversidade entre os atores e atrizes indicadas: a única negra é Cynthia Erivo (‘Harriet’), enquanto Eddie Murphy (cotado por ‘Meu Nome é Dolemite’) e Lupita Nyong’o (sensacional no terror ‘Nós’) foram ignorados, assim como Jennifer Lopez (que muitos acharam que seria lembrada por ‘As Golpistas’) e Awkwafina (vencedora do Globo de Ouro por ‘A Despedida’), atrizes de origens respectivamente latina e asiática.

Seja como for, atrações não faltam para ficarmos de olho na entrega do Oscar, que acontece no dia 9 de fevereiro.

This article is automatically posted by WP-AutoPost Plugin

Source URL:https://br.vida-estilo.yahoo.com/oscar-2020-diretores-badalados-e-intruso-sulcoreano-sao-os-principais-favoritos-090025922.html

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>