Quais as sequelas dos recuperados da covid? Das falhas de memória à fadiga incapacitante


Após cerca de 7 meses desde a primeira infecção pelo novo coronavírus e com mais de 17 milhões de casos no mundo, as consequências a médio prazo do vírus no corpo variam de fadigaperda do olfato e do paladar até falhas na memórias, ansiedade, depressão e alteração no sono. A reabilitação tem resolvido boa parte de problemas ligados à recuperação de movimentos, de acordo com profissionais do setor. Por outro lado, as dúvidas sobre efeitos no sistema nervoso têm gerado inquietação em pacientes e em pesquisadores.

“É dramático, eu comprei um chip [de celular] para isso e as pessoas ficam mandando mensagem, ligam desesperadas porque estão cheias de problemas. Elas querem um tratamento, uma resposta e ninguém tem. O País vai ter de se preparar para fazer reabilitação das pessoas”, afirma a neurologista Clarissa Lin Yasuda, do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A médica coordena uma pesquisa com 504 pacientes diagnosticados com covid-19. De acordo com dados de questionários online, as queixas de pessoas que tiveram a doença são frequentes e incluem dor de cabeça, fadiga, alteração do olfato e do paladar, da memória e sonolência diurna. “Os relatos dos voluntários que nos procuraram assustam porque aproximadamente 70% persistem com queixas mesmo após terem se ‘curado’ da infecção por covid. Os pacientes não conseguem voltar a fazer o que faziam previamente”, revela Yasuda.

Um dado que chama atenção da pesquisadora é que 90% dos pacientes com sequelas não chegaram a ser internados. “Esses sintomas persistentes não eram esperados para os quadros leves”, alerta. 

Eles querem um tratamento, uma resposta e ninguém tem. O País vai ter de se preparar para fazer reabilitação das pessoas.Clarissa Lin Yasuda, neurologista da Unicamp

Em outros países, pesquisadores têm investigado a relação entre o SARS-CoV-2 e sintomas neurológicos, mas ainda é cedo…

Continue a ler no HuffPost

This article is automatically posted by WP-AutoPost Plugin

Source URL:https://br.vida-estilo.yahoo.com/sequelas-covid-050000438.html

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>